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Dietas da Moda x Reeducação Alimentar, qual escolher?

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Gente, parece uma pergunta meio óbvia, mas tem muita gente utilizando a primeira opção. Eu sou completamente leiga no assunto, mas tenho propriedade para falar que testei várias delas e nenhuma, NENHUMA, deu certo! Temos dietas que prometem emagrecer 7kg em 1 semana, 3kg por dia, 500g por hora (essa eu não sei se existe, rs), mas sério que vocês acreditam na credibilidade de um negócio desses? Como eu disse, eu não tenho experiência em dietas relâmpago que dão certo, mas tenho muita nas que dão errado. Primeiro vou fazer uma simples pergunta que você pode responder aí, mentalmente. Você engordou do dia pra noite? Você viu sua saúde piorando aos poucos, e o sedentarismo tomando conta do dia pra noite? NÃO! Com certeza, não! Você levou meses para engordar, mesmo com hábitos ruins o seu corpo levou um tempo enorme para aumentar! Se você levou, sei lá, 6 meses para engordar 10kg, como você quer perder 7 em 1 semana? Parando pra pensar, fica um pouco surreal, não é mesmo? Mas tem muita gente fazendo isso! E principalmente com aval de porta-vozes como a mídia, artistas (que muitas vezes já tem um corpo legal) garantindo a veracidade de uma prática que pode parecer saudável, mas não é!

– O que é a Dieta? 

Dietas são um conjunto de práticas montadas por alguém que prometem algo. São práticas extremamente restritivas que prometem emagrecimento rápido e fácil. Você come muito pouco, e em algumas delas, sim, você perde peso muito rápido! Mas a perda de peso ocasionada pela falta de alimentação é uma bomba relógio! Você não manterá essa rotina de comer extremamente pouco, então seu corpo rapidamente se aproveitará de toda aquela comida em falta que você está repondo, então… BOOM! Você engorda O DOBRO!

Claro que existem algumas dietas que estão em alta como a Paleo, Low Carb e o Jejum Intermitente, que se for aplicável ao seu caso, seu objetivo e adaptável a sua rotina, você conseguirá sim ter perdas e ganhos significativos, mas não quer dizer que se deu certo com você, vai dar certo com todo mundo. Tudo depende do seu dia-a-dia, da sua avaliação médica, do seu objetivo, e não é a internet que vai te responder isso. O acompanhamento médico garante que a sua dieta será eficaz e que você não tenha o rebote depois, engordando o dobro do seu peso. Portanto, antes de escolher um processo, seja lá qual for, CONSULTE SEU AMADO Médico, Nutrólogo ou Nutricionista.

– O que é a Reeducação Alimentar? 

A Reeducação alimentar (conhecida como a melhor escolha da sua vida) é a adoção de práticas alimentares melhores que reeducarão seu organismo de forma que você poderá comer de tudo, mas na medida certa, sem correr o risco de engordar novamente! Sem dúvidas, é a melhor forma de emagrecer com saúde e se alimentando bem. A Reeducação Alimentar é pouco restritiva e não é imediatista! Os resultados não aparecerão do dia para a noite, mas a manutenção deste resultado se torna muito mais fácil com este tipo de prática.

Na RA, você aprende a escolher melhor os seus alimentos,  focando em suas propriedades nutricionais, e não nas suas calorias, além disso tem uma gama enooooorme de alimentos para escolher o que se adapta melhor ao seu paladar, de forma que se torne um processo saboroso. O processo de RA é um treino para seu organismo se acostumar com as novas práticas, já que ele estava acostumado com outras bem ruins (rs).

Todo cardápio de RA é montado por um profissional da Nutrição, com foco em suas necessidades e em suas rotinas. A minha dieta foi montada com horários, que se adequam ao meu dia corrido. Me alimento 6 vezes por dia e consumo mais de 2000 calorias! Nela tem frutas, verduras e legumes em boa parte das refeições, além de alimentos com valor nutricional mais alto, os integrais, com alta taxa de fibras.

Vou passar pra vocês algumas recomendações feitas pela minha nutri, a Dra. Laura Arcebispo, que servem para todo mundo que quer começar uma Reeducação Alimentar:

  • Beber 2 Litros de Água por dia;
  • Mastigar bem os alimentos e prestar atenção na sua mastigação, ela é essencial para o processo de emagrecimento;
  • Coma 3 frutas ao dia! Parece muito, mas imagine que se toda vez que sentir fome, você comer um biscoito recheado, ou algum doce, é bem ruim, não é?

Agora a minha recomendação é: Faça tudo isso, mas antes consulte um Nutricionista! Ele saberá melhor te orientar e fará um plano alimentar de acordo com sua rotina e suas necessidades!

Espero que tenham gostado! Cuidem-se. <3

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