Momento Detox

Pilates: Um aliado que você precisa conhecer!

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Começando os posts da série Momento Detox! Apresentamos um exercício que cada vez cresce mais no Brasil, que é o Pilates! Ele visa uma reeducação do movimento, utilizando o peso do próprio corpo para fazer os exercícios, estes que são de vários tipos: força, equilíbrio, alongamento, flexibilidade, entre outros.

Pilates é um conjunto de exercícios criados pelo alemão Joseph Pilates, em meados de 1920, que são realizados no Solo ou em equipamentos exclusivos, que visa o controle e conexão entre corpo e mente. Então se engana quem pensa que só mulher pratica pilates!

Por ser uma prática de menor impacto comparado à Musculação, por exemplo, é ótimo para pessoas que possuem alguma limitação, como idosos, ou pessoas com problemas de articulação. Mas não se engane que praticar pilates é fácil! Em todos os exercícios são trabalhadas várias partes do corpo, e não só externamente, mas internamente também! No Pilates são trabalhadas a respiração e a concentração em conjunto, o aluno deve estar totalmente concentrado no exercício que está fazendo. O acompanhamento profissional é maior devido a complexidade de alguns exercícios, garantindo a sua execução correta, portanto o risco de lesões é consideravelmente menor. Porém como toda atividade física, o risco existe! Portanto, se informe sobre suas limitações (caso houverem) para não ultrapassar o limite do seu corpo.

O Pilates é extremamente versátil e pela sua gama de exercícios, se adapta facilmente ao que você necessita. Além disso traz enormes benefícios para quem o pratica, como: Combate ao estresse, alívio de dores, melhora a respiração, o que é ótimo para pessoas ansiosas e estressadas (como eu),  já que com o passar do tempo, paramos de prestar atenção em nossa respiração, e com isso, respiramos de forma errada! (SÉRIO!) O Pilates ajuda a reeducar nossa respiração, o que traz enormes benefícios para o nosso corpo. Também ajuda a corrigir a postura, o que é uma sugestão ótima para pessoas que trabalham o dia todo sentadas e se esquecem de se sentar corretamente, o que acaba gerando possíveis lesões e uma postura totalmente errada!

Agora que você já conhece o pilates e como ele pode ser um aliado pra você, veja um depoimento da praticante de Pilates, Natália Borges. Talvez você se identifique com o caso dela e descubra uma opção ótima para praticar exercícios!

“Eu comecei a fazer, pois sempre tive problemas no joelho, uma questão hereditária. Antes fazia musculação, mas acabei tendo uma lesão. Com isso, fui ao ortopedista, ele suspendeu atividades pesadas e sugeriu que eu fizesse pilates, pois é muito bom para alongamento e combater o encurtamento. Os exercícios são categorizados como fácil, intermediário e avançado. De início, comecei a fazer exercícios bem simples, de alongamento, de forma que via a melWhatsApp Image 2017 07 14 at 22.23.12 225x300 - Pilates: Um aliado que você precisa conhecer!hora acontecendo aos poucos.

Com a adaptação acontecendo, comecei a fazer exercícios de força, algo que depende também da aula, sendo que quase todas começo com exercícios de alongamento (até porque temos que nos alongar antes de qualquer atividade física) mas depois sendo faço exercício de força. Uma das vantagens do pilates é isso, ele não é monótono. Você aumenta sua flexibilidade , e ao mesmo tempo treina sua força, com um impacto muito menor comparado a musculação.

    Eu tenho a professora ao meu lado o tempo inteiro (geralmente são no máximo 4 alunos por turma, na minha academia é assim) o que evita que eu me lesione. Considero uma atividade muito boa, e é ótimo para pessoas que não gostam de musculação, ou exercícios muito intensos, mas que querem praticar alguma atividade. Prático a 1 ano e 6 meses, e as mudanças são notáveis, hoje eu coloco a mão no pé sem muito esforço, o que antes não dava.

 

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Estava conversando com minha professora um dia, e o corpo é algo muito ingrato, o mês de Maio eu tive que ficar sem praticar por falta de tempo, e eu encurtei muito, e sei disso, porque atividades que eu fazia sem muito trabalho antes, como por exemplo ficar muito tempo ajoelhada, doía muito durante o tempo sem exercitar.”

Sigam a Natália no Instagram: @natfborges

Então, descobriu que o pilates pode ser uma ótima opção?! Com certeza deve ter alguma perto de você. Não deixe de conhecer este exercício, verifique as academias próximas e marque uma aula experimental!

Um ótimo dia para vocês! Até mais 🙂

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