Receitas

Strogonoff sem Creme de Leite: Fonte de Fibras e de Consciência Tranquila!

strogonoff frango light app - Strogonoff sem Creme de Leite: Fonte de Fibras e de Consciência Tranquila!
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O Strogonoff é uma receita que está presente na mesa das pessoas há muito tempo. Ele é famoso por sua versatilidade e seu sabor delicioso. Fazendo sucesso absoluto quando acompanhado de arroz branco e batata palha, huuuum!

“Mas estou numa Reeducação Alimentar, e o strogonoff tem vários ingredientes “não saudáveis” e eu não quero comer para não engordar”

Primeiro, se você está mesmo em uma reeducação alimentar, você tem que ter em mente que o processo não é totalmente restritivo! Você pode comer o que quiser, em quantidades certas. Não há problema algum em comer um chocolate ao leite uma vez por mês. Com a consciência de que não irá comer uma barra inteira, mas sim um pedaço. A mesma coisa é o strogonoff completo. Você não precisa cortar, mas precisa ter medidas e limites para não pesar na consciência, nem na balança.

Outra alternativa para não deixar de comer são as adaptações dos alimentos que gostamos. Fazendo com que fiquem mais saudáveis e que você consuma sem aquele peso na consciência. Por isso trouxe pra vocês uma receita excelente de Strogonoff de frango, um pouco mais saudável e melhor, com acréscimo de uma ótima fonte de fibra.

Uma receita de Strogonoff completa normalmente leva frango, creme de leite, mostarda, catchup e pra quem gosta, champignon. Cai entre nós, não podemos consumir alguns desses produtos diariamente. Mesmo tendo uma certa liberdade em consumir os produtos, temos que pensar nos benefícios que esses produtos trarão pra gente.

O Creme de Leite tradicional é riquíssimo em gorduras. Mesmo comendo de tudo um pouco, devemos focar em gorduras boas pro nosso organismo, neste link, você pode conferir a enorme quantidade de gorduras saturadas presentes em uma colher de sopa de creme de leite. Agora imagina uma receita com duas caixinhas em média. É muita gordura.

Por isso, nesta receita de Strogonoff o principal ingrediente que vamos cortar é o Creme de Leite. Também não usei catchup nem mostarda, não acho que agrega nem desagrega nada para a receita.

Mas qual é o substituto do Creme de Leite?

Para essa receita, usaremos Farelo de Aveia em Flocos Finos + Leite Desnatado, o famoso Mingau de Aveia! Sim, aveia! Mas porque não usar Requeijão Light, Creme de Leite light, ou outros laticínios com baixo teor de gordura? O ideal é deixar a receita mais leve possível, e mesmo tendo o teor de gordura reduzido, os produtos lights tem só cerca de 20% a menos de gordura que os produtos tradicionais. Dependendo do consumo, de nada vale utilizar esses produtos. Você pode saber mais sobre falsos amigos da dieta neste artigo aqui!

E quais são os Benefícios da Aveia?

  • È fonte de Carboidratos e Energia: É um carboidrato com baixo índice glicêmico, ou seja, o corpo demora mais a absorvê-los, ajudando a evitar os picos de insulina e de glicemia. Também ajuda a aumentar o gasto calórico nas práticas de atividades físicas.
  • Ajuda a perder peso: Não é um alimento de baixo valor calórico, porém é fonte de fibras e auxilia na saciedade, prolongando seu tempo sem sentir fome.
  • Não contém glúten: Diferente da farinha branca, pode ser consumidos por pessoas celíacas (com restrição a glúten) e pra quem quer cortar essa substância da rotina alimentar.
  • Diminui o Colesterol: A aveia possui uma substância que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim, ajudando pessoas com este tipo de doença a regularem seus níveis.

Mas quanto ao sabor do strogonoff, não fica ruim?

Não mesmo! A aveia é um produto extremamente prático e versátil. Não possui gosto marcante, então se adapta facilmente a várias receitas. Por se transformar em um creme quando combinado com água ou leite, é uma ótima opção para se fazer cremes, como o do Strogonoff. Basta fazer o mingau sem qualquer tempero, e depois adicionar os temperos que acompanharão a receita.

Vamos a receita! Você vai precisar de:

  • 500 gramas de peito de frango cozidos em cubos, pequenos pedaços ou desfiados;
  • 1 cebola média picada;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 3 dentes de alho amassados;
  • 3 colheres de sopa de milho verde;
  • Meia colher de chá de Colorau.

Para o mingau (creme) do strogonoff:

  • 2 colheres de sopa de farelo de aveia ou farinha de aveia, se preferir;
  • 2 copos de leite (200ml) desnatado.

O ideal é fritar a cebola e o alho com o azeite, depois acrescentar o frango para dar sabor. Faça o mingau antes de colocar na receita. Coloque-o depois que o frango, a cebola e o alho já estiverem prontos na panela. Para fazer o mingau, basta acrescentar a aveia ao leite, e misturar até formar um mingau cremoso. Se você não gostar muito das fibras da aveia, você pode peneirar o mingau, de forma que ficará um creme branco, totalmente liso. O Colorau serve para dar a cor característica do Strogonoff, não altera o sabor. É um item opcional. O milho verde dá um toque especial, use-o para finalizar! Use sal a gosto, mas lembre-se da moderação!

Este é o resultado: Um Strogonoff visivelmente parecido com a receita original, mas muito mais saudável!

WhatsApp Image 2017 07 24 at 22.52.23 - Strogonoff sem Creme de Leite: Fonte de Fibras e de Consciência Tranquila!

Espero que tenham gostado. Um beijo enorme, Cuidem-se! 🙂

Follow my blog with Bloglovin

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Amanda santos Fernandes
    27 de julho de 2017 at 18:18

    que deliciiiiiiaaaaaaaa
    eu amo strogonoff

  • Reply
    Stéfani
    28 de julho de 2017 at 21:29

    Deve ficar uma delícia, eu amo strogonoff <3

Leave a Reply

Para o Topo
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×